Palavra do Propedeuta

Olá pessoal, Boa Tarde ! Venho informá-los que a partir de hoje teremos todas as Segundas e as Quintas-feiras, o espaço do Propedeuta. O que é um Propedeuta ?

Propedêutico é um tempo que pro vide o ensinamento introdutório ou preparatório, neste caso, do Seminário que tem a duração de aproximadamente 1 ano. Neste espaço será postado mensagens de reflexão elaboradas por Propedeutas. Hoje, abrindo com chave de ouro, postaremos o texto do meu Irmão de caminhada, Danilo Morozini.

Como compreender as pessoas?


Ao falarmos da compreensão, logo nos vem à memória aquela forma difícil de lidar com as diferenças entre todas as pessoas, em termos de convivência comunitária, no âmbito familiar, entre amigos e ate mesmo nossos inimigos. A Compreensão só se consegue atingir o seu ponto principal, quando a palavra “amor” entra nesse contexto tão difícil de mostrar a sociedade.

Sabemos que conviver com pessoas que não compreendem as diferenças entre umas e outras, leva-nos a ter uma visão totalmente superficial daquilo que se precisa de tanta atenção e compaixão, onde que pela rotina, “julgamos com os olhos”, fazendo a chamada separação entre as pessoas, ou seja, montamos as chamadas “panelas”, onde só faz parte aquelas pessoas que queremos e o restante fica de fora de nosso convívio, como se em nosso mundo se existisse as pessoas que são importantes.

De um modo geral “caímos na rotina” que é o ponto a ser trabalhado em todo e qualquer ser humano, que necessita ser compreendido com o seu jeito ser, com sua forma de pensar e agir perante as suas próprias escolhas, escolhas essas feitas diariamente por cada pessoa, que com seus defeitos e virtudes devem ser amadas e respeitadas por todos.

Um dos difíceis pontos também a ser trabalhado é a falta de respeito que se entre membros de uma comunidade, de uma sociedade e ate mesmo no âmbito familiar, onde todo e qualquer tipo de escolha leva a uma mudança, e mudança radical de todo o modo de ser e agir de quem esta mudando e de quem estava convivendo com a pessoa, e o que mais aconteça em casos como esse é a falta de respeito que há nessas condições, que leva às vezes a “perda de dons” concedidos gratuitamente por Deus. Essa falta de respeito, compreensão e amor citados ate agora, leva as pessoas a perder varias vezes o sentido da própria vida, levando a o ser humano a tomar decisões estremas e quase sempre negativas no âmbito ao valor que se da própria vida.

Nesse ponto encontramos a palavra chave para lidar com os pontos citados acima, que é a virtude da “escuta”, que tem como conceito a pessoa abrir-se para ouvir e acolher ao outro que esta ao seu lado, independente se aquilo que estão lhe falando você é a favor ou contra, mas acolher com um coração humilde e abrasador, ou seja, abrasar essa pessoa com seus problemas e ajudá-la a resolver suas dificuldades.

Com tudo isso veja alguns exemplos para poder se escutar e assim também compreender ao próximo:

1- Ouça a tudo o que falem a você, acolha, e transmita algo de positivo a quem lhe confia algum problema;

2- Ajude de maneira concreta a pessoa, com palavras, gestos, elogios, etc.;

3- Não critique, não julgue, não faça distinção entre pessoas que são boas ou melhores do que as outras;

4- E acima de tudo Ame a todos.

Com esses quatro exemplos é possível se estabelecer uma verdadeira compreensão entre todas as pessoas, de maneira geral e harmoniosa.

Para concluirmos esse nosso momento de meditação, quando falamos de compreensão, não se pode deixar de citar que compreender e ser acima de tudo uma pessoa simples, que se coloca ao serviço daqueles que estão precisando de um “ombro amigo”, pois é o que a sociedade de hoje mais precisa, pessoas que estão dispostas a ser instrumentos de paz, serviço e compreensão em um mundo tão decaído.

Danilo Morozini

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo ao Blog! Nos escreva!

Mande-nos pedidos de oração, sugestões e opiniões, nos contatando:
lfernandoao89@hotmail.com ou deivid_mudo@hotmail.com