Os Católicos Adoram Imagens ?

Nós adoramos ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo !

• O que é imagem ? Imagem: palavra de origem latina, imaginare, que significa representação de um ser pelo desenho, gravura ou escultura; assim, são imagens, uma estátua, uma pintura, uma fotografia, etc.

O que é adorar ? Adorar: também vem do latim, adorare, que significa prestar culto máximo a divindade (latria); amar extremamente e reconhecer Deus como único Criador e Senhor do Universo.

O que é Latria ? Latria é o mesmo que adorar. Idolatria é adorar ídolos.

O que é venerar ? Do Latim venerare, significa reverenciar, ter em grande consideração, respeitar, honrar. É o culto que dado à Virgem Maria e aos santos.

O que é ídolo ? Ídolo é tudo aquilo que toma ou ocupa o lugar do verdadeiro Deus ( Ex 32, 1-5; Sl 105, 19-20). Os maiores ídolos de hoje são o dinheiro, o prazer, o acúmulo de bens; quando causam injustiça e morte. Na Bíblia, ídolo é como um nada, é igual ao esterco.

Por que Deus proibiu fazer imagens ? Porque muitos povos vizinhos do povo de Israel adoravam estátuas de vários deuses (cabra, bezerro, baal, madurc). Enquanto o Povo de Deus a adorar a Javé, o Deus único de Israel.

Por que Deus mandou fazer imagens ? Porque as imagens sagradas não são ídolos e não tomam o lugar de Deus. Elas são representações de pessoas santas que nos ajudam a entrar em comunhão com Deus; são como setas que nos apontam o Caminho que é Cristo. (Ex 25, 18-22; Ex 37, 7-9; Nm 21, 4-9).

No Templo de Deus, em Jerusalém, havia imagens de escultura? Sim, o templo de Deus, construído ricamente pelo rei Salomão, tinha muitas imagens, inclusive, imagens gigantes. (1Rs 6,23-26; 2Cr 3,10-14).

Quais os textos bíblicos que falam sobre as imagens ?
- Ex 25, 18-22; Ex 37, 7-9 - Deus mandou fazer imagens de querubins;
- Nm 7, 89; 2Sm 6,2 - Deus fala a Moisés do meio de duas estátuas de querubins;
- Nm 21, 4-9 - Deus manda Moisés fazer uma serpente de bronze;
- 1Rs 6,23-35; 2Cr 3, 10-14; Ez 41, 17-20 e Ez 43, 4-6 - O templo de Deus, em Jerusalém, está cheio de imagens de esculturas de bois, leões, homens, palmeiras e querubins;
- Jo 3,14 - Jesus reconhece o valor simbólico e religioso da serpente de bronze de Nm 21, 4-9 a qual já era uma prefiguração do Cristo na Cruz.

Por que se usa imagens na Igreja Católica ? Porque a imagem de uma pessoa santa que viveu intensamente a fidelidade do Evangelho, a Cristo, a Igreja e a sua vocação é um modelo que deve ser imitado por todos os cristãos no seguimento de Jesus. Nesse caso, a imagem não tem nada a ver com um ídolo porque não toma o lugar de Deus, mas aponta para Ele.

O que a Igreja ensina sobre as Imagens sagradas ? "As santas imagens, quer pintadas, quer esculpidas, sejam expostas, assim como a cruz, nas igrejas, nos vasos sagrados, nas paredes, nas casas, nas ruas, porque isso nos recorda e nos leva a amar Jesus Cristo, sua mãe, os apóstolos, os santos. Seja lhes prestada veneração e respeito, mas não adoração que só a natureza divina é devida." (VII Concílio Ecumênico de Nicéia/ano de 787).

E ainda: "Firme permaneça os costumes de propor nas igrejas as sagradas imagens à veneração dos fiéis; com tudo, sejam expostas com moderação quanto ao número, com conveniência quanto a ordem, para que não cause admiração ao povo cristão, nem favoreçam devoções menos corretas." SC n°125 (Concílio do Vaticano II - ano 1962/1965).

Quando surgiram as imagens da Virgem Maria e dos santos na Igreja ? Surgiram nos primeiros séculos do cristianismo, sobretudo, na época da perseguição do império romano contra os cristãos que escondidos nas catacumbas de Roma pintavam e esculpiam sobre os túmulos dos mártires as imagens de Jesus, Bom Pastor, e Maria, dos apóstolos; de cenas bíblicas e dos próprios mártires, portanto, as imagens fazem parte da riqueza da nossa tradição Cristã e Católica.
"Antigamente Deus, que não tem Corpo nem aparência, não podia em absoluto ser representado por uma imagem. Mas agora, que se mostrou na carne e viveu com os homens, posso fazer imagem daquilo que vi de Deus (...) com o rosto descoberto, contemplamos a glória do Senhor". (S. João Damasceno, imag. 1,16-93 - obra citada in CIC N° 1159).

Ter uma imagem em casa é pecado ? Claro que não, se assim fosse, seria pecado ter a foto da mãe, do irmão, etc.

Não ter imagem em casa é pecado ? Também não, porque para o cristão católico, o importante não está numa imagem, mas no coração, porém é recomendável que se tenha em casa, a cruz e as imagens de Jesus e Maria como símbolos da nossa fé.

O que é ser Santo ? Só Deus é Santo ! (Is. 6,3), porém nós, pela encarnação de Jesus e pela graça do Santo Batismo participamos da santidade de Deus. Santa é a pessoa que vive com fidelidade o seu compromisso batismal, guiada pelo Espírito Santo, obediente à Palavra de Deus, que põe Deus acima de tudo e vive a sua fé dentro da Igreja ! O próprio Deus nos faz esse convite: "Sejam santos, porque eu, Javé, o Deus de vocês sou santo". ( Lv 19,2; 1Pd 1,13-16). Segundo a Bíblia, os santos não morrem mas estão de pé, dia e noite diante do trono de Deus, numa celebração sem fim (Ap 7,9-17). A Igreja nos ensina: "Os Santos sejam cultuados na Igreja segundo a tradição. Suas relíquias autênticas e imagens sejam tidas em veneração. pois as festas dos Santos proclama as maravilhas de Cristo operadas em seus servos e mostram aos fiéis os exemplos oportunos a serem imitados". (SC n° 111 - Concílio Vaticano II).

O que é mais importante para um(a) cristão(ã) da Igreja Católica ?

a) Praticar os mandamentos da Lei de Deus;
b) Participar da Comunidade Eclesial e oferecer o dízimo para sua manutenção;
c) Ler a Bíblia, praticar e ensinar a Palavra de Deus;
d) Rezar todos os dias, para viver em comunhão com Deus e com os irmãos e irmãs;
e) Adorar ao Deus Uno e Trino: Pai, Filho e Espírito Santo, venerar a Virgem Maria e aos Santos;
f) Aceitar e seguir Jesus Cristo como Seu único Senhor e Salvador;
g) Viver a graça de Cristo pelos sacramentos;
h) Fazer caridade, praticar a justiça, amar, acolher e perdoar a todos;
i) Não discutir com ninguém por causa de religião, mas respeitar a todos, mesmo quando não somos respeitados;
j) Ser fiel a Deus, seguindo a Jesus Cristo na sua Igreja que é a Igreja dos Apóstolos;
k) Ser missionário(a), isto é, anunciar Jesus Cristo vivo pelo exemplo e pela palavra.
l) Converter-se significa: Mudar de vida (Rm 12,1-2) e não mudar de religião (Gl 1,6-9).

"Quanto a mim com justiça verei a tua face; aos despertar, eu me saciarei com a tua imagem". (Sl 17,15).

Artigo retirado de um folheto elaborado pelo Pe. Valdiran Santos.

25 comentários:

  1. A igreja católica distorce a palavra de Deus do jeito que lhe é agradavel.
    São interessantes os argumentos citados.
    Mas peço-lhe encarecidamente que leia os seguintes trechos das sagradas escrituras.
    II REIS Capitulo 21
    ÊXODO Capitulo 32
    SALMOS Capitulo 135 Versiculos 15 a 18
    ISAÍAS Capitlo 2 Versiculos 8 a 18
    ATOS Capitulo 21 Versiculo 25
    II CORINTIOS Capitulo 6 Versiculos 16 a 18.
    Esse ultimo mostra bem claramente que Deus não mandou fazer imagem alguma.
    Espero que Deus toque o seu coração e lhe afaste dessas coisas imundas.

    ResponderExcluir
  2. Peço um espaço para o irmão Luis Fernando para postar aqui...

    Amigo Irmão Dan Souza.
    Paz em Cristo!
    As coisas imundas saem do coração do homem, e não é uma imagem que irá contaminar o homem, as imagens são apenas para lembrar-nos daqueles que levaram uma vida em plenitude com Deus. Para dar-nos exemplos e testemunhos de vida.
    Espero que Deus lhe toque o coração e lhe de o dom de interpretar o que realmente diz a Palavra de Deus para nós.
    Cuidado com a interpretação humana, pois esta pode nos levar ao equivoco e nos fazer passar por ignorantes.
    Façamos a vontade de nosso Pai Celeste e não criemos intrigas e contradições.
    Abraço Fraterno!

    Ass: Robert

    ResponderExcluir
  3. Caro amigo, creio que a sua visão é bem conservadora, e não pude deixar de ler o que você escreveu sobre assunto acima.
    Olha em 1° lugar as imagens que você chamou de imundas, para nós Católicos Apostólicos Romanos, não são coisas imundas, e sim caminhos que nos levam a Deus, pois cada santo teve sua história, e à exemplos deles é que tentamos encontrar uma forma de ir ao encontro de Deus.
    Em 2° lugar a imundice não são as imagens que seguimos de exemplos e sim toda a porcaria que o mundo nos oferece, que nos faz ter as vezes a mente poluida, como me parece ser a sua, com todo o respeito, pois o próprio Jesus nos pedia para corrigir os HIPÓCRISTAS.
    Você citou varias passagens biblicas, pois bem, dizendo que "Deus não mandou fazer imagem alguma", lembre-se que a arca da aliança tinha dois Anjos que guardavam as placas dos mandamentos e assim como varios exemplos...!!!
    Creio que eu não sou ninguem pra tentar lhe corrigir, mas como sou seminarista, e acima de tudo católico, é meu dever defender a minha doutrina e acima de tudo Jesus.
    Quando se for falar de algo tenha argumentos, pois se você não sabe das coisas, não começe falar do assunto.
    Espero uma resposta sua, pois como seguidor e colaborador do blog é meu dever manter a palavra que aqui postamos...
    Não seja hipócrita falando do que voc~e não conhece.

    Danilo Morozini

    ResponderExcluir
  4. Achei muito importante esta explicaçao q vc deu aki, falando a respeito das imagens..Sou Católica: e nada q essas pessoas de outras religioes falar de nós, vai abalar a minha Fé..Quanto mais eles falam, mais aumenta a minha Fé..E eu nao troco minha Fé, por uma outra Fé..Amooo Jesus e Maria, e todos os Santos.. E vou amar sempre, por toda eternidade...

    ResponderExcluir
  5. to sentindo um odio no coração desse dan souza, comecarei a rezar por ele =)

    ResponderExcluir
  6. Queridos,
    Tenho amigos evangélicos e normalmente me encontro entre eles falando mal dos católicos (eles sabem que sou). Ai me pego pensando no princípio básico de toda fé em Cristo e que eles tando propalam que têm mais que os outros e percebo as contradições deles, pois se o princípio é amar ao próximo e se esse princípio está baseado no respeito, como podem eles fazerem críticas dos outros como se eles fossem perfeitos e santos? Isso é um imenso desrespeito!
    Fui criado e educado na fé católica e isso não me torna melhor do que qualquer outra pessoa que tenha fé e creia em Deus independene de religião. Isso sim é amar ao próximo baseado no respeito.
    Tenho pena daqueles que batem no peito se auto-entitulando perfeitos e santos a ponto de criticar que não pensa como eles.Pois estão cheios de achaques no espírito e por isso são dignos de pena...Graças que Deus seja um Pai de misericórdia!

    ResponderExcluir
  7. Eu li a matéria, e primeriamente achei maravilhosa, e, depois lendo os comentários, fiquei interessado pois justamente oprimeiro deles queli, é de uma pessoa talvez "evangélica" que freuqnte outra denominação religiosa, e percebi que ele não gosta de imagens.
    em relação ao que acho sobre tudo isto, as imagens pra mim que também sou católico e participante do maior movimento de liegos católicos do mundo, a Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), as imagens para mim, me faz lembrar pessoas do passado que não mais estão ao nosso lado. É o mesmo que eupegar o álbum de fotos, e ver as fotos das festinhas de aniversário das minhas crianças, que hoje não são mais crianças, ou sej ame faz lembrar coisas boas que aconteceram. Assim sendo, Acredito que pessoas deveriam sim, lembrar-se destas pessoas, com carisma, com carinho, com fervor, e venerá-las pois nos lembra ou ensina, como proceder para praticar o grande projeto de Deus, que é o AMOR, como extraiu felizmente o compositor Renato Russo, em uma de suas melodias, aquela maravilha da carta de São Paulo Apóstolo aos Corintios, que fala exclusivamente do Amor. A música é Monte Castelo.
    Paz e Bem a todos, e oremos por nossos irmãos incompreendidos.

    ResponderExcluir
  8. Foi a primeira vez que entrei no blog e de cara ja amei.A questão das imagens para outras doutrinas é muito polêmica, mas com essas pessoas que criticam a nossa doutrina só tenho que lamentar por que eles dizem saber tanto e no fundo só são uns pobres coitados.Sou CATÓLICA até o fim amo a Deus,a Jesus e a Maria,sou da renovação carismatica e gosto muito de ler sobre a igreja catolica,e quando li os comentários fiquei mais interessada para participar do blog e ler ainda mas para que eu possa ter argumentos para calar a boca de pessoas tão estupidas como esse rapaz que postou no começo.

    ResponderExcluir
  9. Esse Dan Souza, provavelmente se surpreenderá muito no seu encontro com Deus, pois assume a posição de juiz das pessoas e vai ao extremo nessa fixação quando denomina de "coisas imundas" aqueles que, sem dúvida, agradaram mais a Deus do que ele o faz. Deveria ler a vida dos santos e se envergonhar desse papel que muitos irmãos de outras crenças adoram assumir. Além disso, esse é um documento pra católicos que têm dificuldade em discutir essas questões que são, como disse, a fixação de muitos e não pra ele que, pelo jeito,não precisa. Olha, Dan, você é que deveria olhar mais para a trave que deve ter bem grande nos seus olhos.

    ResponderExcluir
  10. Ah, quanto ao documento, é maravilhoso! Que bom. Que Deus nos dê sempre sabedoria e serenidade para defender a nossa fé até o fim.

    ResponderExcluir
  11. Realmente, o Dan Souza nem deu mais "as caras"...por que será? só pra fazer "raiva"? ou para discutirmos e chegarmos em uma reflexão amigável? Sinceramente, que Deus me perdoe, mas "esses" evangélicos que só sabem nos criticar, nos ofender,parecem mais amigos do maligno do que amigo de Nosso Senhor e Salvador. Se você quer seguir Jesus, ame o seu próximo!

    ResponderExcluir
  12. Amei esse blog. Que Deus me dê sebedória, para poder falar com tanta exatidão e firmeza como vocês.Parabéns! Por tomarem essa decisão, de fazer um blog para ajudar católicos, digamos "ignorantes"- Como eu. E nossa!! Vocês fizeram uma ótima defeza, em relação á esse:Dan Souza. Com uma dessa eu iria refletir bastante e analizaria os meus conseitos. É de CATÓLICOS assim que precisamos conhecer. Que DEUS os abençoe, e a virgem MARIA interceda sempre por nós!

    ResponderExcluir
  13. Senhores, o Senhor Jesus não criou religião, ele deu ensinamentos aos homens para que cheguem a Deus, e disse que cada um que receber os ensinamentos ensinem também outros até o fim do mundo, a Bíblia diz que tudo que é honesto, tudo que santo, tudo que é de boa fama nisto pensai, em todas as partes do mundo independente se lá tem uma católica, evangélica ou outras religiões Deus é para todos e todos são para Deus, que cheguem a eles a eclética de Deus, a igreja não é o templo construído por mãos humanas, muito menos as representação podem levar alguém mais próximo de Deus mais sim o conhecimento da palavra de Deus pura e sem preconceito algum, não são as figuras das coisas que nos leva a Deus nem mesmo nos fará lembrar dele, o vaticano mesmo diz que o excesso de representações poderão confundir e provocar uso errado do objetivo das mesmas, mais creia, a Bíblia diz que quem nos faz lembrar da palavra de Deus é o Espírito Santo que habita em nós. O Velho testamento é a figura daquilo que iria se manifestar, já que jesus se manifestou ele é nossa realidade não necessitamos mais de nenhuma representação em forma de figura e sim dar vida a todos os ensinamentos que ele nos deu o qual o resumo é amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo, queridos em Cristo, cumprindo este mandamento estaremos amando todos os irmãos, tanto os que já passaram para o senhor e nos aguardam como testemunhas de que é possível servir a Deus, tanto amarmos aqueles que ainda vivos estão sujeitos ao pecado, e qual é o verdadeiro pecado não amar a Deus e ao próximo. Quem ama a Deus santifica-se a si mesmo pelos ensinamentos da palavra, quem ama ao próximo ajuda uns aos outros e ora uns pelos outros como Cristo deu a sua vida por nós sendo nós pecadores. Assim que todos sirvam a Deus de coração. Lembrando que ele há de voltar. A Ele seja toda Honra, Glória e Louvor para todo sempre. Só ele é digno pois por ele e para ele são todas as coisas hoje e para sempre. Amem!

    REVERENDO P. PEDRO

    ResponderExcluir
  14. A Palavra de Deus ainda diz, importa obedecer mais a Deus que aos homens. Se o pastor, papa ou outro qualquer quiser nos dar um ensino que não seja este que já temos recebido pela palavra que seja anátema. qual é este ensino que recebemos? O que contém na Bíblia sagrada, quem melhor que as palavras dos profetas que receberam direto de Deus as palavras da verdade para nosso ensino, e quem melhor que aqueles que estiveram com o dono de todas as coisas e da igreja que é Jesus Cristo, quem esteve com ele a não ser seus apóstolos que foram designado por Ele para ensinar e batizar em todo o mundo. A palavra de Deus nos ensina tudo que precisamos e se recebemos algum ensino de alguém este alguém não pode inventar nada novo e ir além do que já esta posto pois estaria colocando novo fundamento além dos apóstolos e Cristo. A Bíblia é a unica autoridade máxima da verdade é como se fosse a constituição que não pode ser mudada e todas as leis precisam estar de acordo com ela para ser válida assim também todos os ensinamentos deve estar de acordo com a Bíblia sagrada.

    REVERENDO P. PEDRO

    ResponderExcluir
  15. Fazer acontecer
    As pessoas podem ser dividas em três grupos:
    Os que fazem as coisas acontecerem;
    Os que olham as coisas acontecendo;
    e os que ficam se perguntando o que foi que aconteceu.
    Nosso caráter é aquilo que fazemos quando achamos que ninguém está olhando.
    Nunca deixe de ter dúvidas, quando elas param de existir é porque você parou em sua caminhada.

    ResponderExcluir
  16. Os 10 MANDAMENTOS DOS DOUTORES: MÉDICOS E ENFERMEIROS

    1 - Se você não sabe o que tem, dá VOLTAREN;

    2 - Se você não entende o que viu, dá BENZETACIL;

    3 - Apertou a barriga e fez 'ahhnnn', dá BUSCOPAN;

    4 - Caiu e passou mal, dá GARDENAL;

    5 - Tá com uma dor bem grandona? Dá DIPIRONA;

    6 - Se você não sabe o que é bom, dá DECADRON;

    7 - Vomitou tudo o que ingeriu, dá PLASIL;

    8 - Se a pressão subiu, dá CAPTOPRIL;

    9 - Se a pressão deu mais uma grande subida, dá FUROSEMIDA!

    10 - Chegou morrendo de choro, ponha no SORO.

    ...e mais...

    Arritmia doidona dá AMIODARONA...

    Pelo não, pelo sim, dá ROCEFIN.

    ...e SE NADA DER CERTO, NÃO TEM NEUROSE...
    ...DIGA QUE:

    É SÓ ESSA NOVA VIROSE!!!

    Parece brincadeira, mas... É verdade!

    ResponderExcluir
  17. Silas Malafaia arrazoou no na moral? - Yahoo! Respostas
    br.answers.yahoo.com - 03/08/2013
    Silas Malafaia arrazoou no na moral?
    O que é arrasar:
    É ser PEDANTE?
    É ser ARROGANTE?
    Ou é ser PREPOTENTE?

    Acredite! Para Deus é ser:
    Manso e Humilde!
    É ter Discernimento!
    É ter uma linguagem de Cristão!
    É ser exemplo é dar exemplo!
    É Respeitar SEMPRE!
    É ver o outro com um olhar de PAI, com olhar de DEUS...

    ResponderExcluir
  18. Silas Malafaia - PURA PREPOTÊNCIA
    A grande maioria dos Evangélicos idolatra Silas Malafaia, Meus Irmãos em Cristo Jesus, Não é esse o Caminho...

    ResponderExcluir
  19. Pastor Silas Malafaia, Que DEUS te Abençoe e que sejas Manso e Humilde, pois, o povo de Deus não deve ser PEDANTE… ARROGANTE... PREPOTENTE...
    Povo de Deus Cuidado! Adora só a DEUS... A Silas Malafaia NÃO ! ! !

    Deus Seja Louvado!

    ResponderExcluir
  20. Apóstolo” Valdemiro Santiago é desmascarado em documentário

    Publicado ontem no youtube por um ex-pastor, o documentário “A verdadeira identidade da Igreja Mundial” escancara os hábitos de seu líder, que se autodenomina “apóstolo”, Valdemiro Santiago.

    Embora com menos poder do que o semelhante Edir Macedo, Valdemiro, sem dúvida, é dos que possui menos escrúpulos.

    Além das enganações habituais e manipulação da fé dos menos dotados de intelecto, o vídeo mostra uma fábrica, do próprio “charlatão” que fabrica os objetos “ungidos” que são vendidos a preços exorbitantes em troca de bênçãos.

    Resta saber até quando o Governo brasileiro, em troca de apoio político, continuará permitindo que essa gente enriqueça de maneira escancaradamente fraudulenta.

    ResponderExcluir
  21. OS PASTORES MAIS RICOS DO BRASIL!!

    1º) Edir Macedo
    Igreja Universal do Reino de Deus
    Fortuna: US$ 950 milhões

    2º) Valdemiro Santiago
    Igreja Mundial do Poder de Deus
    Fortuna: US$ 220 milhões

    3º) Silas Malafaia
    Assembleia de Deus
    Fortuna: US$ 150 milhões

    4º) R.R. Soares
    Igreja Internacional da Graça de Deus
    Fortuna: US$ 125 milhões

    5º) Estevam Hernandes Filho e Sonia Hernandes
    Igreja Renascer em Cristo
    Fortuna: US$ 65 milhões

    ResponderExcluir
  22. SIGNIFICADO DE HONESTIDADE

    O que é Honestidade:

    Honestidade, é uma qualidade de ser verdadeiro; não mentir, não fraudar, não enganar. A honestidade é a honra, uma qualidade da pessoa, ou de uma instituição, significa falar a verdade, não omitir, não dissimular. O indivíduo que é honesto repudia a malandragem a esperteza de querer levar vantagem em tudo.

    Honestidade, de maneira explícita, é a obediência incondicional às regras morais existentes. Existem alguns procedimentos para alguns tipos de ações, que servem como guia, como referência para as decisões. Exercer a honestidade em caráter amplo, é muito difícil , porque existe as convenções sociais que nem sempre espelham a realidade, mas como estão formalizadas e enraizadas são tidas como certas.

    Para muitos, a pessoa honesta é aquela que não mente, não furta, não rouba, vive uma vida honesta para ter alegria, paz, respeito dos outros e boas amizades. Atualmente, o conceito de honestidade está meio deturpado, uma vez que os indivíduos que agem corretamente são chamados de "careta", ou são humilhados por outros.

    ResponderExcluir
  23. Para Refletir
    Sobre a Idolatria
    Categoria: Perguntas e Respostas
    Publicado em 16 de junho de 2011
    Professor, tenho algumas dúvidas sobre a questão do idolatrismo, estes dias atrás tivemos uma visita de uma imagem de Nossa Senhora que percorre o mundo, isso não é idolatrismo? Porque existem muitos católicos que acabam acreditando muito mais em uma imagem que até mesmo no nosso próprio Jesus?
    Venerar as imagens não é idolatrismo; Deus proíbe “adorar ídolos”; isto é, deuses falsos, isso nada tem a ver com imagens de anjos, santos, Nossa Senhora e Cristo; essas apenas representam essas pessoas que estão no céu e intercedem por nós sem cessar. Deus mandou que Moisés fizesse as imagens de dois grandes Querubins e colocá-los sobre a Arca da Aliança. Veja essas passagens:
    * Ex 25,17-22 – Deus manda Moisés colocar 2 querubins de ouro na Arca da Aiança, onde Javé falava com seu povo.
    * 1Rs 6,23-28 – No Templo construído por Salomão foram colocados querubins de madeira junto à Arca da Aliança. E as paredes do templo tinha imagens de querubins. Tudo feito com ordem de Deus, conforme vemos em 1Cr 22,6-13, e em Ex 31,1-11.
    * 1Rs 7,25.29 – No Templo de Salomão havia também bois de metal, leões, touros e querubins.
    * Nm 21,8-9 – Deus ordenou a Moisés que fizesse uma serpente de bronze, e quem olhasse para ela seria salvo.
    Pene Nisso: Tem Pessoas que Adoram (Idolatria): Dinheiro, Poder, Casa na Praia, Carro Novo, Viagens, Filho(a), Esposo(a), Ser Pastor, Sou evangélico, Bíblia/Livro, Fazer SEXO...

    ResponderExcluir
  24. Resposta de Padre Zezinho a um evangélico - Mexeu com quem estava quietoPresentation Transcript
    • 1. Carta resposta Ligue o som Clique para avançar
    • 2. O texto que se segue foi extraído do jornal da Comunidade Luz da Vida de Goiânia-GO. Trata-se de uma carta resposta do Padre Zezinho a um jovem protestante que lhe escreveu.
    • 3. Pequeno trecho da carta de Paulo Souza ao Padre Zezinho: “ Eu, evangélico e ex-católico . Maria não pode nada. Menos ainda as imagens dela que vocês adoram. Sua igreja continua idólatra. Já fui católico e hoje sou feliz porque só creio em Jesus. Você com suas canções é o maior propagador da idolatria Mariana. Converta-se enquanto é tempo. Senão vai para o inferno com suas canções idólatras...” Paulo Souza, São Paulo-SP.
    • 4. Agora veja, na íntegra, a resposta de Padre Zezinho... Uma lição de sabedoria! Uma lição de sabedoria...
    • 5. Sua carta chega a ser cruel. Em quatro páginas você consegue mostrar o que um verdadeiro evangélico não pode ser. Seus irmãos mais instruídos na fé sentiriam vergonha de ler o que você disse em sua carta contra nós católicos e contra Maria. O irônico de tudo isso é que, enquanto você vai para lá agredindo a mãe de Jesus e diminuindo o papel dela no cristianismo, um número enorme de evangélicos, fala dela, hoje, com maior carinho e começa a compreender a devoção dos católicos por ela.
    • 6. Você pegou o bonde atrasado e na hora errada e deve ter ouvido os pastores errados, porque, entres os evangélicos, tanto como entre nós católicos, Maria é vista como a primeira cristã, e a figura mais expressiva da evangelização depois de Jesus. Eles sabem da presença firme e fiel de Maria ao lado do filho divino.
    • 7. Evangélico hoje, meu caro, é alguém que pautou sua vida pelos evangelhos e, por ser um bom evangélico, não é preciso agredir nem os católicos nem a Mãe de Jesus. Você é muito mais antimariano do que cristão ou evangélico. Seu negócio é agredir Maria e os católicos. Nem os bons evangélicos querem gente como você no meio deles.
    • 8. Quanto ao que você afirma, que nós adoramos Maria, sinto pena de você. Enquanto católico, segundo você afirma, já não sabia quase de bíblia por culpa da nossa igreja, agora que virou evangélico parece que sabe menos ainda de bíblia, de Jesus, de Deus e do reino dos céus.

    Continua...

    ResponderExcluir
  25. Continuação
    • 9. Está confundindo culto de veneração com culto de adoração, está caluniando quem tem imagens de Maria em casa ao acusá-los de idólatras. Ora, Paulo, há milhões de católicos que usam das imagens e sinais do catolicismo de maneira serena e inteligente, e você usava errado, teria que aprender.
    • 10. Ao invés disso foi para outra igreja aprender a decidir quem vai para o céu e quem vai para o inferno. Tornou-se juiz da fé dos outros.
    • 11. Deu um salto gigantesco em seis meses, de católico tornou-se evangélico, pregador de sua igreja e já se coloca como a quarta pessoa da Santíssima Trindade, porque está decidindo quem vai para o céu e quem vai para o inferno.
    • 12. Mais uns dois anos, talvez dê um golpe de estado no céu e se torne a primeira pessoa da Santíssima Trindade. Então talvez, mande Deus avisar quem você vai por no céu e no inferno.
    • 13. Sua carta é pretensiosa. Sugiro que estude mais evangelismo, e em poucos anos, estará escrevendo cartas bem mais fraternas e bem mais serenas do que esta. Desejo de todo o coração que você encontre bons pastores evangélicos. Há muitíssimos homens de Deus nas igrejas evangélicas que ensinarão a você como ser um bom cristão e como respeitar a religião dos outros.
    • 14. Isso você parece que perdeu quando deixou de ser católico. Era um direito que você tinha: procurar sua paz. Mas parece que não a encontrou ainda, a julgar pela agressividade de suas palavras.
    • 15. Quanto a Maria, nenhum problema: é excelente caminho para Jesus. Até porque, quem está perto de Maria, nunca está longe de Jesus. Ela nunca se afastou, tire isso por você mesmo.
    • 16. Se você se deu ao trabalho de me escrever uma carta para me levar a Jesus, e se acha capaz disso, imagine então o poder da mãe de Deus! De Jesus ela entende mais do que você.
    • 17. Ou, inebriado com a nova fé, você se acha mais capaz do que ela? Se você pode sair por aí escrevendo cartas para aproximar as pessoas de Jesus, Maria pode milhões de vezes mais com sua prece de mãe. Ela já está no céu e você ainda está aqui apontando o dedo contra os outros e decidindo quem vai ou quem não vai para lá.
    • 18. Grato por sua carta. Mostrou-me porque devo lutar pela compreensão entre as igrejas. É por causa de gente como você. (Pe. Zezinho -scj)
    • 19. Tudo por Jesus, nada sem Maria
    • 20.
    • 21. Bendita sois vós entre as mulheres
    • 22.
    • 23.
    • 24.
    • 25.
    • 26.
    • 27.
    • 28.
    • 29. Repasse esta mensagem a todos os seus contatos. Precisamos defender a nossa fé com a mesma sabedoria e coragem do nosso querido Pe. Zezinho.
    • 30. Fonte: Jornal da Comunidade Luz da Vida – Goiânia-GO. Músicas: Maria de Nazaré (Instrumental - Pe Zezinho) Não troco a minha fé (Pe. Zezinho) Imagens: Google e Internet Formatação: Maria Eterna (eterna.agape@hotmail.com )

    ResponderExcluir

Seja bem vindo ao Blog! Nos escreva!

Mande-nos pedidos de oração, sugestões e opiniões, nos contatando:
lfernandoao89@hotmail.com ou deivid_mudo@hotmail.com