Espaço do Propedeuta


Espiritualidade: Dimensão esquecida e necessária para os tempos modernos


Para iniciarmos nossa reflexão, Espiritualidade vem de espírito, isso nos mostra em primeiro plano que temos um corpo e uma alma ligada a Deus nosso Pai. E quando falamos em Deus não falamos apenas de uma única pessoa, mas sim em três, Pai, Filho e Espírito Santo, que juntos formam uma única pessoa, distintas, pois cada um tem sua função. Caros irmãos e irmãs temos sempre em nossa cabeça que Jesus foi criado por Deus, mas não é assim, Jesus foi gerado por Deus, e que através de Jesus temos a terceira pessoa da Santíssima Trindade, que é o Espírito Santo, fruto do Amor do Pai para com seu filho Jesus, gerando a vida. O Espírito Santo é o sopro que Deus faz para guiar a nossa vida e o nosso caminho, em meio a tantas dificuldades, este sopro nos da a vida e em abundância. Podemos dizer em linhas gerais que espiritualidade é estar ligado a Deus, como uma dinâmica que leva a vida pra frente. Onde a Espiritualidade não acontece em determinados momentos, mas sim a todo tempo, movida pelo sopro de Deus, que se resume em estar sobre os cuidados do Pai ate mesmo na situação do pecado.


O pecado tem por sua função mostrar verdadeiramente quem é o ser humano, pois é através de um erro que entra a misericórdia de Deus, levando-nos a ter uma conversão verdadeira em Cristo, que só se consegue com a ajuda do Espírito Santo.

Podemos então dizer que o ser humano possui três temas de extrema importância: A Exterioridade Humana ligada a corporeidade: onde temos um corpo físico ligado a matéria, ou seja tudo o que esta ao nosso redor, pois não fomos criados para estar fechados, mas sim abertos a exterioridade humana, dizer: "eu estou aqui", "eu sou importante" e assim por diante, onde através de tudo isso brota em cada um de nós os sentimentos, amor, ódio, bem , mal que se resume basicamente o Ser Humano, que com essa junção estamos ligados ao cosmo, ou seja, todo o universo, tudo o que Deus criou. Eu só conheço as pessoas quando elasse revelam, se conhece o ser humano com aquilo que sai de dentro dele, "o agir revela o ser", se essa revelação é mal feita pode acabar se criando uma "idolatria, onde é preciso identificar o seu ser com as coisas "materiais", caso contrário acabamos em dar "poderes" a determinadas coisas, a nos iludir com certas objetos e ate mesmo com pessoas, e que se não conseguimos atingir o que idealizamos, que nos leva a frustração, "onde se imagina o que quer, mas descobre que não pode possuir.
Esse segundo item pode ser finalizado com a seguinte frase, "O meu interior reflete em meu exterior, e assim vice e versa". A Profundidade: É ir além das aparências, é olhar para uma pessoa e ver o que ela tem por dentro e não só aquilo que o exterior esta mostrando, pois cada ser vivo, principalmente o ser humano também capta valores e significados que estão ao seu redor, onde um objeto recebido de alguém querido, é guardado com muito carinho, pois a pessoa que recebeu sabe que é importante manter aquilo guardado.
É saber olhar com profundidade para as necessidades do próximo, é buscar um porque e não um para que. Todos nós necessitamos destas coisas em nossas vidas, pois é fundamental para o nosso convívio com o semelhante, e a partir dai vemos que a Espiritualidade esta mais presente em nós do que imaginamos, e não apenas em determinados momentos. Para finalizar esse momento de meditação, não deixemos morrer em nós esse Dom que Deus nos deu, ter uma Espiritualidade é ter vida, assim como um recém nascido, que deixa a proteção que se tinha dentro da barriga de sua mãe, e se descobre a vida ira exigir dele a sua própria proteção, que esta em Deus nosso Pai, em seu Filho Jesus e renovados pela ação do Espírito Santo.

"Quando acordamos nos encontraremos nos braços do Pai e de nossa Mãe, que desde sempre nos esperaram e então nos perdemos dentro do amor e da Fonte da Vida".

Danilo Morozini

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo ao Blog! Nos escreva!

Mande-nos pedidos de oração, sugestões e opiniões, nos contatando:
lfernandoao89@hotmail.com ou deivid_mudo@hotmail.com